quinta-feira, 19 de junho de 2014

Seleção (outra!) Para A Equipe UDC

E aí, leitores lindos do UDC? Como vocês estão? Aproveitando bem a Copa (pra quem curte futebol), as férias (pra quem sabe o que é isso) ou se matando com o fim de período da faculdade (tâmo junto!)? Bom, seja como está sendo o dia de vocês, espero que vocês estejam conseguindo ter tempo pra fazer o que gosta né? Eu juro que tô tentando. O post de hoje é um pouquinho diferente! Quem me acompanha pelo twitter (segue lá, gente @nanzcampos) viu que eu ando meio pé atrás com o blog e também recebeu de antemão a mensagem de que abriria uma nova seleção para um novo colaborador do blog. Isso porque a Jéssica Zambello está nos deixando (nem consigo expressar aqui minha tristeza por isso, mas podem saber que já chorei muito pelo whats com ela) e com isso eu preciso de um novo integrante pra equipe né? Conversando com a Jesse, principalmente, e com as outras meninas da equipe, pensamos em fazer uma nova seleção para você leitor que escreve, ou para alguém que você conhece que escreva, e quer participar da equipe do UDC colaborando com um texto por mês para esse blog.

Fique atento que, diferente das outras seleções, essa veio um pouquinho diferente.

Dessa vez teremos duas fases e, outra coisa, os leitores farão parte muito importante no julgamento dos textos que estiverem participando. Se interessou? Clique para ler mais e veja como vai funcionar!




Primeira Fase

Essa primeira fase é como as outras seleções que já teve no blog. E começa agora, no dia 19/06/2014 durando até 04 de julho; os interessados em concorrer a vaga da equipe precisam me mandar um texto inédito seu em tema livre que você acha que é a cara do blog –pode ser crônica, conto, sobre amor, polêmico, desamor, saudade, diálogo, qualquer texto que caiba nas categorias do blog –Isso porque nessa fase eu e as pessoas da “bancada” vamos avaliar como você é no seu território mais fácil de escrever; por isso opte por um texto que vai levantar aquilo que você acha que são seus maiores pontos fortes ao escrever. Simples, né? Só abrir o word (ou pegar o caderno, se você for das antigas como eu) e deixar sua imaginação fluir.

Entre os dias 05 e 13 de julho, nós da equipe selecionaremos os três melhores textos enviados (avaliados por meio de nota e comentários; esse número pode variar para mais ou para menos de acordo com o número de participantes da seleção) e eu enviarei um e-mail para cada participante selecionado avisando que passou e falando sobre a segunda fase da seleção. Depois disso, postarei durante as semanas os textos selecionados que terão a avaliação de vocês, leitores. Atenção: cada comentário não anônimo e cada curtida ali embaixo vai valer como ponto para o texto, fazendo com que vocês também participem da nossa seleção.

Aqui, então, vale muita propaganda dos selecionados, claro!

Segunda Fase

Na segunda fase, os autores selecionados receberão um e-mail de confirmação para a segunda fase, que conterá que tipo de texto queremos que eles escrevam. Ou seja, daremos um tema “fixo” e igual para todos os três participantes selecionados e o mesmo tempo de elaboração que consideraremos justo –e qualquer atraso na entrega no prazo limite acarretará desclassificação imediata do candidato –e então esses textos com o tema fixo serão novamente avaliados, dado notas, debatidos, para então escolhermos quem ocupará a vaga pretendida na equipe.

Por que isso?

Como dito ali em cima, eu ando pretendendo fazer umas mudanças no blog porque ando meio cansada de tratar sempre das mesmas coisas, portanto, preciso de colaboradores versáteis que consiga abordar diferentes temas sem medo de expor sua opinião. Os textos dessa segunda fase também serão postados aqui e vocês, leitores, também ajudarão a escolher, votando no que vocês acharem melhor provavelmente numa enquete que eu farei na fanpage do blog (curte aí). Ou seja: os leitores farão parte ativa na escolha do novo colaborador da equipe. Um jeito de fazer com que a parte mais importante do UDC (você, que lê isso todos os dias) participe da construção dele!

O resultado, então, só sairá no final de julho e todo mundo vai poder (e deve!) participar de cada pedacinho dessa seleção!

Você, que escreve, quer tentar uma vaga na equipe mais viciada em café dos blogs? Manda um e-mail para nanzcampos@gmail.com com o título de assunto SELEÇÃO 2014 com seu texto, uma bio pequena sua e os links de seus contatos nas redes sociais, blog, tumblr, o que você tiver. (cada e-mail recebido será respondido com um e-mail confirmando a participação de vocês, para que vocês saibam que o e-mail chegou, já que sabemos que muitos caem no spam e nunca são encontrados). 

Segue abaixo algumas dicas para quem quer enviar o texto para gente:

a- Escolha um tema que você domine. Se você sabe falar de amor, fale sobre amor. Se seu negócio é crônica do dia-a-dia, não se aventure pelo conto meio dramático. A primeira fase é para que você mostre aquilo que você tem de melhor, seu cartão de visita e o que vai te levar para a segunda fase. Não desperdice. Fale do que você sabe falar!

b- Saia do bom e velho clichê. Tem mil maneiras de contar uma história, mas as grandes histórias são aquelas que são contadas da maneira mais criativa, certo? Provoque com ideias contraditórias, saia do comum, do que todo mundo tá acostumado e faça com que a gente do lado de cá compra sua ideia, por mais estranha que ela pareça. Texto bom é texto que deixa aquele desconforto dentro da gente pra que a gente fique pensando nele um tempo depois de terminar de ler, sabe?

c- Revise antes de mandar, se está com acentos, vírgulas, pontos nos lugares que você realmente quer coloca-los. Como eu não faço parte do modernismo e tenho como mestre Caio Fernando Abreu, deixo livre para vocês o uso ou não da pontuação correta, desde que (e isso é muito importante) o texto contenha ritmo e não fique cansativo ler sem os devidos pontos.

d- Emoção, toque de realidade ou humor sempre são muito bem vindos. Lembre-se: não quero ninguém que escreva como eu (até porque eu não escrevo mesmo muito bem), quero alguém que consiga mostrar que pode tornar um clichê algo novo, de um ponto de vista que só você pode ver. Quero alguém que escreva como você pode escrever, se você me convencer que sabe fazer isso bem!

e-Nem grandes nem curtos demais. Caso vocês não tenham reparado, os textos que publico aqui tem em média quatro parágrafos. Isso porque, textos curtos não dizem tudo o que precisam ser ditos, e grandes demais, na internet, nem todo mundo lê né? (eu mesmo, tenho preguiça)


Tô esperando os e-maisl de vocês já, com ansiedade!

Ah, e se ficou alguma dúvida, basta mandar um e-mail, chamar no twitter, marcar na fanpage, correr no meu face, fazer sinal de fumaça: respondo todo mundo. Ju-ro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe