quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

#PAPODEAUTOR Caracterização de Personagem ( #dica2)




Então você decidiu que quer escrever. Já sabe por qual motivo, para quem e, principalmente, o quê. O que é que falta agora?

Essa é uma parte que pode variar de pessoa para pessoa. Alguns autores escolhem o tipo de narração antes de decidir suas personagens. Particularmente, eu – veja bem, eu, Fernanda – só começo a escrever uma história depois que tenho pelo menos a personagem principal articulada na minha cabeça. Por quê? Porque, dependendo de como vai ser minha personagem, um tipo específico de narração vai ser melhor para ela.

Eu não vou entrar nos detalhes de tipos de narração agora, porque, como disse, prefiro conhecer a personagem principal primeiro antes de decidir. Mas, mais para frente, eu vou falar sobre a escolha de narração sim, porque isso é tão importante quanto conhecer sua história ou seu personagem. Um tipo de narração escolhida errada pode acabar com todo seu enredo.

Mas, antes disso, a minha segunda dica é: CONHEÇA O SEU PERSONAGEM PRINCIPAL. Na verdade, conheça todos seus personagens, mas PRINCIPALMENTE aquele que vai carregar a história. E o motivo é muito simples: é ele quem vai fazer o leitor COMPRAR seu livro e ler até o final. Portanto, saiba que tipo de personagem você está escrevendo, quem é ele, como ele é, o que ele faz, por que ele é assim, o que o deixou assim, e qualquer outra questão que seja relevante para ele. Criar um personagem é como ter um filho. Uma boa mãe sabe até a cor favorita da sua cria, certo?

“Ai, Fernanda, meus personagens são livres, eu não gosto muito de decidir sobre as coisas antes da hora, eles têm que criar vida dentro da história”.

Certo. Concordo. Em partes. Obviamente, não é uma amarra que você vai fazer. É claro que há vezes em que você pensa uma coisa e na hora de escrever a sua história vai para um caminho completamente diferente. O problema é: se você não conhecer seu personagem, as chances de um erro de verossimilhança na história são de... 99%! E, céus, nada me tira mais do sério do que erro de verossimilhança!

Sabe quando você tá lendo o primeiro capítulo e a personagem do livro diz que odeia feijão? Você entende que, por odiar, significa que, oras, ela não come feijão, não chega perto de feijão, não quer nem sentir o cheiro de feijão, certo? Só que aí, milagrosamente, do nada, sete capítulos na frente, a mesma protagonista está se esbaldando numa... feijoada? Ué? Como assim? Ela não odiava feijão?

Quando um livro faz isso, a gente se sente traída. Porque a gente compra a história no começo, aceita as regras do jogo e então começa a jogar. Só que, no meio do caminho, o autor decidiu que não era bem assim e nem te avisou as razões? É consumidor enganado, é propaganda enganosa, dava até pra processar, ne? (certo, não dá, mas bem que deveria).

Conhecer seu personagem, fazer uma ficha dele, vai fazer com que as chances desses erros bobos diminuam muito! Quer dizer, pelo menos se você anotar num papel ou no word, de maneira fácil para pesquisar quando bater alguma dúvida sobre sua personagem. Vai que você tinha anotado, por exemplo, que ele por um acaso tem alergia a nozes, você não vai escrever uma cena que ele come nozes e passa muito bem, obrigada, né?.

Eu sei. Parece papo de gente chata. MAS NÃO É. O leitor adora achar erro na sua história. Então, não dê razões para isso.

Existem diversas fichas na internet de personagem. Tem muito material bom. Eu vou mostrar como eu faço, e aí deixar algumas fotos aqui de algumas fichas para vocês escolherem melhor. Por causa do gênero e do que gosto de escrever, eu fiz uma adaptação total sobre isso. Pode ser que não caiba no seu gênero. Então, descubra o que fica melhor para você. O importante é que seja algo que esteja claro e fácil na sua mão quando precisar.

Eu – de novo, eu, Fernanda – ficho TODOS MEUS PERSONAGENS. Isto porque todos eles vivem numa mesma cidade (fictícia, criada por mim mesma) e, em algumas histórias, acabam se esbarrando. Para mim, meus personagens são do mesmo lugar e podem, eventualmente, conviverem, se amarem ou se odiarem. Portanto, é mais fácil que eu saia anotando tudo deles assim que aparecem, porque nunca sei quando vou usar aquilo novamente.

Eis a minha ficha, uma mistura de coisas que penso, de aulas de cursos, e do que leio em material sobre técnica pela internet:


FICHA DE PERSONAGEM
Função: (protagonista? Antagonista?)

Nome:

Idade:

Profissão:

Estado Civil:

Mora com: (esse aqui para quem mexe com Young Adult, como eu, é MUITO importante).

Características físicas: (cor de cabelo (liso, ondulado, cacheado, curto, longo?), cor de pele, de olho, altura, peso, cicatrizes, enfim, tudo que for relevante para tornar o personagem mais palpável!)

Alergias:

Gostos/ Hobbies:

Odeia:

Qualidades:

Defeitos:

Fraquezas:

Objetivos de vida:

Referências familiares:

Melhores amigos:

ARCO DE PERSONAGEM 
(esse aqui pode fazer só pro protagonista, a não ser que sua história seja estilo novela, com vários núcleos):

O que aconteceu antes da história para que ele seja assim?

O que vai acontecer durante a história:

Como ele vai terminar:


Essas são as coisas básicas, a ideia do seu personagem de modo geral. Isso vai fazer com que, numa discussão, mesmo que seu personagem seja um filho da puta, vilão, você consiga defendê-lo. Ou, melhor, vai fazer com que o leitor defenda seu personagem, mesmo ele sendo um pilantra, porque vai compreender os MOTIVOS dele.

Na próxima dica, eu vou falar como construir a bagagem de personalidade do seu personagem e seus traços mais psicológicos do que gerais. Mas vamos por partes, como O Estripador. Pegue a caneta e o papel e anote tudo o que você sabe sobre seu personagem! E depois, para as coisas que você não sabe, você pense em algo e/ou volte na sua história para ver o que mais é importante para você saber sobre ele. Quanto menos buraco você deixar nas suas fichas, melhor vai ser, para a sua história, para você e para a verossimilhança do enredo.

Lembre-se: seu personagem é como seu filho. Cuide bem dele.

Algumas fichas de personagens que eu uso:



Não se esqueçam de curtir essa série, compartilhar, comentar, indicar prozamigos, pra que mais e mais pessoas conheçam essas técnicas bobas que fazem tanta diferença, hein?

E você? Como você faz para conhecer bem seus personagens? Vamos trocar figurinhas aqui nos comentários!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe